Radiobiologia
Radiologia das radiações, ou simplesmente radiobiologia, é o ramo da biologia que estuda os diversos efeitos das radiações ionizantes (RI) sobre células e tecidos vivos. Pode-se dizer que desde os primórdios da descoberta da radiação, verificou-se que esta poderia promover mudanças no meio celular humano e em animais, que poderia ser usada com finalidade terapêutica, bem como uma fonte potencial geradora de danos.
Quando um paciente é submetido a um tratamento deste tipo, a ideia é de que se consiga causar danos no tumor sem que os tecidos adjacentes sofram em demasia com a dose de radiação recebida, de tal forma que o tumor diminua, suma, ou simplesmente pare de crescer.
No tratamento com dose única, o volume tratado, a precisão e a acurácia da dose aplicada são fatores fundamentais para o potencial efeito radiobiológico.
O objetivo final em lesões malignas é impedir o crescimento tumoral ou mesmo causar sua diminuição ou desaparecimento, necessitando, porém, de doses altas. Já em lesões benignas embora o que se almeje seja também a parada do crescimento tumoral é imperativo um cuidado maior com os tecidos adjacentes, o que restringe a dose a ser aplicada.
O tratamento radiocirúrgico, por sua vez, por sua elevada precisão e concentração da radiação, permite que os tumores sejam tratados com doses mais altas.
Pois quase não se irradia tecido normal adjacente, fazendo com que o conceito de radioresistência não mais faça mais sentido, e patologias antes consideradas resistentes respondam favoravelmente ao tratamento. Ou seja, na maioria dos casos, tumores resistentes ao regime de tratamento fracionado, acabam morrendo quando submetidos à Radiocirurgia.